quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cientistas descobrem como fazer esperma a partir de células da pele

Cientistas da Universidade de Pittsburgh descobriram que a fertilidade masculina pode ser recuperada através de células da pele. Os pesquisadores nutriram células-tronco do órgão e descobriram que, com elas, poderiam gerar outros tipos de célula, como as de um esperma mais jovem. A conclusão pode levar à descoberta da cura para o problema em homens estéreis.

— Até hoje ninguém conseguiu fazer esperma humano através de células-tronco. Esta pesquisa, porém, mostra que é possível — diz Charles Easley, autor do estudo.

Um grupo que pode se beneficiar da descoberta é o de homens que tiveram câncer durante a infância e têm dificuldades para se tornarem pais, já que a infertilidade pode ser um dos efeitos do tratamento da doença.

— Hoje o esperma pode ser guardado para futuras inseminações. Há procedimentos para armazenar tecido dos testículosantes do início do tratamento do câncer. Quem não teve esta oportunidade, porém, está estéril permanentemente, já que não há, no momento, cura para este problema — explica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário